segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Sonho de Cândido Barbosa

"A idade não perdoa" - disse hoje o ciclista português após reconhecer a derrota na etapa da 72º Volta a Portugal em bicicleta e dizer mais uma vez adeus a uma eventual conquista da mais importante prova velocipédica nacional.

Cândido Barbosa é o ciclista mais aclamado do povo português, muito pelas suas vitórias em etapas (24) ao longo da sua carreira, bem como a simpatia com que enche o ecrã e contagia as pessoas, através da garra e luta que sempre mostra na estrada. Sprinter de raiz, ao longo da sua carreira melhorou a sua capacidade trepadora, enfrentando com maior eficácia as montanhas do nosso país, e aí começou a lutar por outras aspirações, como a classificação geral.

Assim, surgiu o sonho de ganhar a Volta, e esteve perto em 2007, mas apenas conseguiu o pódio. Esse foi o ano decisivo, só que a oportunidade não foi aproveitada. E a cada ano que passa eu acho que as suas hipóteses são cada vez mais remotas, devido à idade do atleta.

Portanto, eu acho que é pena, pois muita gente admira o Cândido, mas este ano também já não vai dar e poucas serão as probabilidades de algum dia isso acontecer... Porém, uma coisa é importante, a atitude e a vontade são sentimentos de louvar, mas às vezes isso só não chega... A sorte às vezes tem de estar do nosso lado...

Mas como se diz, a esperança é a última coisa a morrer, e quiçá ainda se possa dizer um dia que este ciclista é a prova como a idade não interessa no desporto, mas sim a dedicação.

Quem sabe, só o tempo o dirá, mas o "foguete da Rebordosa" já é uma figura do desporto nacional e é sempre bom vê-lo a continuar a lutar pelos seus sonhos... Um exemplo para todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário