sábado, 7 de agosto de 2010

Efeito de Tyndall

Sento-me no final de uma tarde e olho para o céu, observando as cores do seu horizonte...

Estas cores são explicadas fisicamente como o efeito de Tyndall. Sinceramente, sempre admirei olhar para as coisas e divagar sobre o seu significado, mas nunca imaginei vir a perceber algumas delas.
Olho para o pôr-do sol no mar... Deve ser das visões mais relaxantes de contemplar, a grande estrela a sumir-se para dentro do oceano.

Um dia, penso o seguinte: Quando crescer vou esquecer tantas coisas que aprendi, como por exemplo o efeito de Tyndall, que me dará pela cabeça ao ouvir falar disto daqui a uns anos. Ora, esse pensamento poderia estar correcto, não fosse o facto de esse dia ser um dia diferente, especial ao ponto de o poder referir aqui.

Um dia que me fez reflectir sobre as coincidências, quando momentos que nos marcam acontecem lembramos-nos de todos os pormenores, inclusive do efeito de tyndall que acontece diariamente mas que ninguém dá pela sua existência.

Bom... Agora tenho dado eu pela dispersão da luz solar causada pelos colóides em suspensão, tenho pensado muito nisso e na parte que esse efeito me causou a mim, sempre que me sento a contemplar mais um bocadinho do meu céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário